Oi Queridos Leitores de Luz! Hoje, vamos falar de uma planta queridinha que vai ajudar a cuidar da sua Saúde de maneira Natural e com efeitos muito Potentes!
Essa querida é nativa aqui do Brasil e é conhecida por suas propriedades medicinais, principalmente por seu poder anti-inflámatório, inclusive comparado ao de medicamentos convencionais. Estamos falando da erva-baleeira (Cordia verbenacea)- uma planta nativa da Mata Atlântida, muito utilizada na medicina natural por seu efeito eficaz no alívio de dores musculares, articulares e inflamações.

💚 Vamos conhecer mais a erva-Baleeira?
A Cordia verbenacea, conhecida popularmente como erva-baleeira, é um arbusto aromático com folhas verde-intensas e flores pequenas e esbranquiçadas. Tradicionalmente usada por comunidades caiçaras e indígenas, hoje é amplamente reconhecida pela fitoterapia como um excelente anti-inflamatório natural.
A erva-baleeira apresenta baixíssima toxicidade, sendo assim uma planta muito segura para o consumo humano.
Uma curiosidade sobre as folhas da erva-baleeira é que elas tem um aroma de tempero que até lembra um pouco o cheiro do Caldo Knorr, sendo assim, é interesante colocar na comida, no feijão por exemplo fica maravilhoso, Além de dar tempero pra comida ainda cuida da sua Saúde.
Benefícios e Propriedades Medicinais da erva-baleeira
A erva-baleeira além de ter propriedades medicinais anti-inflámatória, também tem ação antibiótica, analgésica, antioxidante e cicatrizante.
Como anti-inflámatório a erva-baleeira demonstra muita eficiência nos casos de entorses, contusões, luxações, lesão ligamentar, dores musculares, dores articulares, tendinites, sinusite, fibromialgia, inflamações de garganta e estômago (gastrite) Os resultados foram excelentes tanto na aplicação tópica como no uso interno.
Em um estudo com veneno de jaracussú, o ácido rosmarínico presente na Baleeira foi capaz de inibir o efeito inflamatório do veneno e ainda proteger a musculatura.
A erva-baleeira tem ação Antibiótica e comparada a antibióticos convencionais comprovou excelentes resultados. Quando usada em conjunto com antibiótticos convencionais, a erva-baleeira tem capacidade de potencializar ainda mais o tratamento.
Ação Analgésica agindo em conjunto com a ação anti-inflamatória. Ação cicatrizante em feridas cutâneas (cortes, lesões ou queimaduras na pele) a erva-baleeira tem excelente resultados, podendo ser usada como pomada ou até mesmo em forma de chá no local afetado.
Ação Antioxidante reduz as taxas de radicais livres no organismo.
Como usar a erva-baleeira?
Você pode usar as folhas da erva-baleeira em forma de chá, compressa, pomada, cataplasma e tintura.
No caso do chá, é recomendado o chá por infusão. Coloque a planta picada em uma xicara, cubra com água quente e abafe por 5 minutos. 1 colher de sopa da planta picada pra 1 xicara de água, tome 3 vezes ao dia.
Uma dica interessante é fazer uso dela pra inflamações na garganta. Faça o chá com gengibre e as folhas da erva-baleeira, nesse caso, teria que colocar a água pra ferver com o gengibre primeiro, após 3 minutos que levantar fervura, desligue o fogo coloque as folhas da erva-baleeira e abafe. Para esse chá você vai usar a quantidade de um pouco mais de 1 xicara de água (porque na fervura vai evaporar um pouco) 1 rodela de gengibre e 2 ou 3 folhas de erva-baleeira.
Onde encontar a erva-baleeira?
A erva-baleeira é de região litorânea, desde o rio grande do Norte até o Paraná se encontra essa planta nascendo espontaneamente nas praias e encostas, mas ela se adapta facilmente em outras regiões.
Você encontra a erva-baleeira pra comprar em mercados municipais ou em lojas de produtos naturais, nesse caso procure pelo nome científico “Cordia verbenacea”
Lembrando que os princípios medicinais da erva-baleeira se encontram apenas nas folhas!
Flores da erva-baleeira
As flores da erva-baleeira são pequenas, delicadas e de cor branca, formando pequenos cachos discretos na extremidade dos ramos. Suas flores são pequenas, mas cumprem um papél essêncial no ciclo de vida da planta, atraindo pequenos polinizadores e marcando a fase de floração com elegância natural.

Frutos da erva-baleeira
Após a floração, surgem os frutos, que se apresentam em tons vermelho vivo, de tamanho pequeno. Esses frutos além de completar o ciclo da planta enriquecem visualmente o arbusto com seu vermelho intenso que cria um contraste marcante com o verde das folhas.

Cuidados e contraindicações
Apesar de ser uma planta segura, é sempre importante:
- Usar com orientação de um profissional da saúde ou terapeuta
- Durante a gestação e lactação fazer uso com acompanhamento
- Verificar possíveis alergias de contato
Este vídeo abaixo tem explicações excelentes sobre a erva-baleeira, é interessante que você veja:
🧪 O que dizem os estudos científicos sobre a Erva-Baleeira?
A eficácia da erva-baleeira (Cordia verbenacea) no combate à inflamação já foi comprovada por diversos estudos científicos. Pesquisadores observaram que compostos presentes na planta, como o alfa-humuleno e trans-cariofileno, ajudam a inibir enzimas inflamatórias, reduzindo dores musculares e articulares.
Além disso, extratos da erva demonstraram efeitos comparáveis a anti-inflamatórios convencionais, sem apresentar toxicidade. Os benefícios foram identificados tanto no uso tópico (pomadas, cremes), quanto em formulações orais naturais.
Segue alguns estudos abaixo que falam sobre as propriedade medicinais da erva-baleeira:
https://www.scielo.br/j/rbpm/a/D97q8gHyPSp74PnRKRJ7J6t/?format=pdf&lang
https://drive.google.com/file/d/1eAHg6lDyrxlOx-8W0x0mItdLGtx3ks4k/view?usp=sharing
Espero que tenham Gostado de conhecer essa planta incrível. Conheça também a Chanana, uma plantinha cheia de charme e propriedades medicinais, garanto você vai amar! Eu aguardo vocês no próximo conteúdo! Tchau e beijos de luz!
Pingback: 7 benefícios da Chanana: Uma planta medicinal, comestível e cheia de beleza